linha top1
Universidade Federal de Roraima

O curso de Geologia da UFRR considera as Atividades Curriculares Complementares (ACC) como um mecanismo de aproveitamento dos conhecimentos e experiências adquiridos pelo discente, dentro ou fora do ambiente acadêmico por meio de estudos, troca de experiências e práticas independentes. Ao longo do Curso de Geologia o aluno deverá ser estimulado a participar de atividades extracurriculares, tais como: iniciação científica, projetos de pesquisa, monitoria didática ou estágios em áreas relacionadas à Geologia ou suas interfaces. As atividades curriculares complementares compreendem:

a)    Participação em congressos, seminários, simpósios, conferencias de natureza técnico-cientifica e tecnológicas, encontros acadêmicos;
b)   Publicação;
c)    Atividade de extensão;
d)   Monitoria;
e)    Bolsa de pesquisa e trabalho;
f)    Participação em órgãos colegiados da UFRR;
g)   Participação em grupos de pesquisa certificados pela instituição;
h)   Participação em projetos de pesquisas financiados ou não;
i) Realização de cursos extracurriculares;
j) Realização de cursos em evento ou congressos científicos.

Os alunos poderão abater até 40% da carga horária destinada a realização de disciplinas eletivas (300 horas/aula) correspondendo a 120 horas/aula. A título de aproveitamento da carga horária das ACCs supracitadas, o discente deverá fazê-lo por meio de requerimento acompanhado dos documentos comprobatórios a coordenação do curso, os quais serão analisados por uma comissão formada por três docentes do curso de Geologia. No caso de deferimento do pedido, serão contabilizados a carga horária das disciplinas eletivas presentes na grade do curso. As pontuações dessas atividades complementares estão discriminadas aqui.